sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Seguir Exemplos… – Santa Cruz da Graciosa – Uma Responsabilidade de Todos Nós…






Antes de ler o artigo abaixo, apelamos o seu acesso ao endereço: http://pt.99polls.com/poll_284737:1

Vota SIM, na declaração da Tauromaquia a Património Imaterial da Cultura no município de Santa Cruz da Graciosa, pois a responsabilidade também é tua.




Texto e fotografia: Pedro Correia



No passado dia 15 de Fevereiro num artigo intitulado “Momentos Históricos – Defesa da Festa Brava – Exemplos a Seguir” (disponível em: http://toiroseacores.blogspot.pt/2013/02/momentos-historicos-defesa-da-festa.html) fizemos um breve resumo do que tem vindo a ocorrer nos últimos tempos em prol da defesa da tauromaquia por todo o mundo. Parece que adivinhei o momento, e poucos dias depois surgiu a notícia nos meios de comunicação social da intenção do município de Santa Cruz da Ilha Graciosa declarar a tauromaquia como Património Imaterial da Cultura (PIC).






Sinto não ter sido necessários os acontecimentos ocorridos em Espanha para a tomada de decisão do município graciosense, julgo eu ser o seguir dos exemplos citados no artigo acima referenciado, baseados em trabalhos sólidos, que, têm realizado nos últimos anos. Uma pro-atividade que não só deve, mas é obrigatória continuar em cada cidadão que vive ou respeita a cultura e forma de um determinado povo se manifestar.






Ultimamente a força dos aficionados tem-se vindo a sentir nas redes sociais, nomeadamente no facebook, onde os aficionados participam diariamente, com posts de fotografias, textos, passatempos, etc.. No entanto, devem ter a preocupação que a sua voz, se faça sentir na sociedade e seus governantes, caso contrário, se não demonstrarmos os nossos interesses, passamos a ser um grupo de pessoas fechado e sem abertura, cujo alguém que não nos compreende acabará por decidir o nosso rumo enquanto sociedade de uma ilha, região (Açores), ou até mesmo país (Portugal).






Com os meios que dispomos atualmente, só não é pro-ativo quem não quer. Comentar ou fazer uma partilha é bom, mas participar nas atividades é o ideal e para isso não se perder, ou gastar nada. Muito pelo contrário, participando ganha-se o manter vivo da nossa cultura e identidade, fazendo passar às gerações vindouras aquilo que tanto gostamos e nos orgulhamos de ver, fazer e sentir. Por isso, sugiro pro-ativismo incansável em cada um de nós, nunca perdendo de vista o respeito, que é valor imprescindível na tauromaquia.






Tomem consciência que, hoje em dia estamos a ser atacados por grupos organizados, que a todo o custo tentam passar a imagem que a tauromaquia está em declino. Realço que, apenas passam a imagem, apoiados em pura demagogia.






Devemos todos aderir em massa a grupos e páginas do facebook como a da “Protoiro”, “Açores Pro Touradas”, “Amigos da Tourada à Corda Ilha Terceira”, “Juventude Pro Taurina”, “Norte Pro Touradas”, “Tauromaquia Portugal”, “Frente de Acção Pro Taurina”, “Si al Arte de la Tauromaquia”, “Toros Ecuador”, e tantas outras mais, essencialmente participando nas atividades, depois os comentários, partilhem, façam gosto e passem a palavra.






Sintam-se ameaçados! Esta é a realidade dura, nua e crua. Por isso deixo aqui o apelo, se gostam de ir a uma corrida de toiros, ou ir “matar o bicho”, conversar e rir a uma tourada à corda com os familiares e amigos, ou simplesmente de ir até ao “Mato” ver um toiro refugiado no seu descanso, então tem responsabilidades acrescidas nesta luta e sobrevivência da cultura taurina. Movimentem-se nesta internet e vão sensibilizar governantes e restante sociedade. O pro-ativismo de cada um de nós é fundamental, para que venham a surgir mais medidas como as que estão a ser tomadas no município de Santa Cruz da ilha Graciosa. Deixem para trás os grupos sem escrúpulos, abraçados a ideologias ou filosofias teóricas, descontextualizadas da realidade, e que desconhecem por completo a realidade e cultura dos povos da nossa terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário