domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mitos do Toiro nas Civilizações



Texto e fotografia: Pedro Correia


“Desde os tempos passados até aos dias de hoje o toiro tem provocado uma admiração fascinante no Homem. Todas as civilizações mediterrânicas reconhecem este animal como a representação de um verdadeiro mito, os Egípcios através do boi Ápis, os Gregos com os simbolismos da violência e a explosão na imagem de Posídeon, virilidade em Dionísio, deus representado com a fronte armada de cornos e Zeus que escolheu a forma do toiro para seduzir e raptar Europa) (Pucheu, 2001).”

Texto extraído na integra de:

Correia, Pedro Bettencourt Cardoso – "Posicionamento genético do gado bravo da ilha Terceira em relação à Raça Brava de Lide". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2012. IX, 85 f.. Dissertação de Mestrado Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/1543/1/DissertMestradoPedroBettencourtCardosoCorreia2012.pdf. Consulta efetuada em 21 de Fevereiro de 2013.


Bibliografia:
  • PUCHEU, B. (2001) LE TAUREAU DE COMBAT : origine des races, élevage et sélection des caractères anatomiques et comportementaux. Université Paul-Sabatier de Toulouse. Tese para a obtenção de Doutor Veterinário. 97 pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário