domingo, 3 de março de 2013

Tourada à Corda pelo Religioso do Espírito Santo






Por: Pedro Correia


“No espaço geográfico dos Açores, as tradições trazidas da Europa parecem congregar no Bezerro do Espírito Santo este entendimento. Para melhor se compreender a configuração do mito nos conteúdos invisíveis do culto do Espírito Santo, basta observar as relações que são atribuídas ao sagrado, neste contexto. As estórias de ‘Milagres’, nas quais o Bezerro assume atitudes que dão a entender uma natureza sagrada, são apenas uma pequena manifestação desse mito ainda por estudar.”

“Uma outra configuração da ligação do touro ao sagrado, no universo das ilhas, está presente nas touradas à corda que, na Ilha Terceira, aparecem ligadas ao culto do Espírito Santo, aparentemente de forma despropositada. A junção destes dois elementos, que por parecer estranha não é muito enfatizada, é explicada por Manuel Morais (1994), que nos apresenta provas da origem. Porém, embora possa parecer fortuita, essa relação entre o touro e os rituais do Espírito Santo apenas vem dar objectividade e continuidade ao mito, cujo entendimento permanece subjacente.”


Citação de Antonieta Costa, investigadora de História em: O Touro e o Sagrado. Disponível em: http://etnografia.paginas.sapo.pt/OTouroeoSagrado.htm


Bibliografia:

  • Costa, A. (2002). O Touro e o Sagrado. Disponível em: http://etnografia.paginas.sapo.pt/OTouroeoSagrado.htm. Consulta efectuada em 2 de Março de 2013.
  • Morais, A.M. (1994). A corrida à corda - tradição centenária. Revista Mediterrâneo, pp.57-63. 1994/1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário