Por:
Pedro Correia
“No espaço geográfico dos Açores, as
tradições trazidas da Europa parecem congregar no Bezerro do Espírito Santo
este entendimento. Para melhor se compreender a configuração do mito nos
conteúdos invisíveis do culto do Espírito Santo, basta observar as relações que
são atribuídas ao sagrado, neste contexto. As estórias de ‘Milagres’, nas quais
o Bezerro assume atitudes que dão a entender uma natureza sagrada, são apenas
uma pequena manifestação desse mito ainda por estudar.”
“Uma outra configuração da ligação do
touro ao sagrado, no universo das ilhas, está presente nas touradas à corda
que, na Ilha Terceira, aparecem ligadas ao culto do Espírito Santo,
aparentemente de forma despropositada. A junção destes dois elementos, que por
parecer estranha não é muito enfatizada, é explicada por Manuel Morais (1994), que nos apresenta provas da origem. Porém, embora possa
parecer fortuita, essa relação entre o touro e os rituais do Espírito Santo
apenas vem dar objectividade e continuidade ao mito, cujo entendimento
permanece subjacente.”
Citação
de Antonieta Costa, investigadora de História em: O Touro e o Sagrado.
Disponível em: http://etnografia.paginas.sapo.pt/OTouroeoSagrado.htm
Bibliografia:
- Costa, A. (2002). O Touro e o Sagrado. Disponível em: http://etnografia.paginas.sapo.pt/OTouroeoSagrado.htm. Consulta efectuada em 2 de Março de 2013.
- Morais, A.M. (1994). A corrida à corda - tradição centenária. Revista Mediterrâneo, pp.57-63. 1994/1995.
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