quinta-feira, 9 de maio de 2013

João Pedro Silva, Bandarilheiro “O Açoriano”

 

Texto e fotografia: Pedro Correia

Nascido a 10 de Outubro de 1986, João Pedro Pacheco Silva é um dos poucos açorianos que se dedica à actividade de bandarilheiro. Dada à sua residência no continente desde 2004, ficou conhecido por “Açoriano” no Portugal taurino peninsular.

 

Foi na ilha Terceira, através do seu tio, bandarilheiro Rogério Silva, que obteve os primeiros conhecimentos de toureio a pé, e tal como outros artistas das arenas açorianas, apresentou-se ao público na tourada das crianças. Para além do seu tio, foram fundamentais as influencias do seu pai Flávio Silva, Carlos Amorim e João Pereira.

 

Foi na capital do Ribatejo – Santarém, entre 2004 e 2007, que João Pedro Silva recebeu as bases técnicas, assim como a consolidação dos seus conhecimentos na arte dos toureiros de prata, a partir do bandarilheiro portugues retirado, João Pereira.

 

A 9 de Maio de 2005, João Pedro Silva, realizou a sua prova de praticante na Azambuja em cartel composto pelos cavaleiros António Telles e António D' Almeida; matadores- Tomás Campuzano, Eugénio de Mora e Eduardo Oliveira, e o novilheiro Paulo Sérgio, com toiros David Ribeiro Telles e Varela Crujo. A partir destas datas, o grande número de corridas realizado por época no continente, e ou além-fronteiras, assim como a sua orientação, dotaram este bandarilheiro de capacidades praticamente impossíveis de adquirir na sua terra natal.

 

As suas qualidades de bandarilheiro viriam a ser demonstradas perante o público da ilha Terceira no dia da sua alternativa em plena Feira Taurina de São João, numa corrida concurso de ganadarias com João Salgueiro e “El Cid”. Se a execução da paragem do toiro no centro da arena durante a lide a cavalo, foi de nota alta, o par de bandarilhas executado ao toiro de Rego Botelho lidado a pé, foi exímio. Reflexo da qualidade da execução do par de bandarilhas foi a ovação em pé da assistência que enchia a praça de Toiros da Ilha Terceira, ao toureiro de prata da terra.

 

No mesmo ano da sua alternativa cumpriu 43 corridas, e todos os anos participa em grande número de touradas. Para além de todas as praças fixas açorianas (ilha Terceira, São Jorge e Graciosa) e na quase totalidade das praças de Portugal continental, Campo Pequeno inclusive, já actuou nos Estados Unidos da América (Califórnia, Gustine e Stevinson), em Espanha: (Andaluzia e província de Madrid) e sul de França.

 
 

Pelas praças que passou, incorporou também quadrilhas de inúmeros cavaleiros e matadores de toiros ou novilheiros, nomeadamente Manuel Caetano, Manuel Lupi, Manuel Telles Bastos, Sónia Matias, Joana Andrade, José Manuel Duarte, Pedro Salvador, Rui Salvador, Gilberto Filipe, João Salgueiro, Tiago Pamplona, João Pamplona e Filipe Gonçalves (cavaleiros); Manuel Dias Gomes, Paulo Sérgio, Lobo dos Santos, João Diogo Fera, (novilheiros); El Cid, Uceda Leal. Ivan Fandiño, Arturo Saldivar e Octavio Chacón (matadores de toiros).


Um comentário:

  1. so consegisto isto prque sempre foste omilde um grande abraco carlos e familha

    ResponderExcluir